Instrumental Sesc Brasil 2019

2019 – São Paulo – Brasil

Nos cerca de 20 anos de existência do projeto Instrumental Sesc Brasil, houve a demanda de vários cenários e propostas artísticas. A cada época, de acordo com as possibilidades tecnológicas, sempre se buscou inovação e qualidade. Em 2018, quando foi convidado a criar a nova cenografia, o Estúdio Laborg compreendeu a importância de uma renovação completa do projeto artístico, foi definido que a mudança cenográfica deveria levar em consideração não apenas um novo cenário, como a criação de um arranjo mais orgânico entre luz, cenografia, público e captação para TV. O principal ponto da nova demanda foi a criação de um cenário que estivesse dentro dos preceitos de artemídia e das novas estéticas visuais contemporâneas de shows e espetáculos.

De acordo com a solicitação, o estúdio concebeu uma proposta de projeções de imagens como elemento-chave para a nova fase do projeto. Porém, se o cenário fosse apenas composto com projeções de imagens dentro de uma grande caixa branca, ele seria saturado precocemente, perdendo seu potencial inovador. Era preciso que o cenário funcionasse tanto com a projeção, como com a iluminação de cena e que proporcionasse, simultaneamente, uma rica experiência sensorial ao público do teatro e da TV.

Assim, nasce a concepção de um cenário construído em camadas de voal branco, semitransparentes, texturizadas, que ganham volume com a iluminação de ribaltas de LED e criam, nas projeções, uma sensação de “hologramas” suspensos, retroiluminados por cores que, controladas pelo iluminador, seguem o projeto e a dinâmica de luz de cada show.

Abaixo mais imagens da exposição: