MUSEUS E EXPOSIÇÕES

PROJETOS INTERATIVOS, SENSORIAIS E EDUCATIVOS

NOVAS TECNOLOGIAS DE MÍDIA NO ESPAÇO EXPOSITIVO

Em um mundo em que as informações se apresentam nos mais diferentes suportes e em que, a cada dia, surgem mais dispositivos de comunicação, torna-se necessário que os museus e exposições apresentem seu conteúdo de novas maneiras.

A adoção da artemídia permite não apenas atender a uma mudança na forma de acessar a informação mas também proporciona vantagens pedagógicas e expositivas, ao trazer soluções customizadas para o conteúdo que se quer apresentar.

Nos conte mais sobre seu projeto.

FALE CONOSCO

MAS AFINAL, O QUE É ARTEMÍDIA?

A artemídia é a forma de expressão que mescla soluções digitais e propõe arranjos de mídias em plataformas únicas, combinando dispositivos interativos, computadores, projeções, telas, som, luz, bancos de dados e cenografia.

Portanto, antes de decidir se a instalação será uma projeção ou um conjunto de telas, é preciso ter clareza do que se pretende comunicar e buscar o suporte mais adequado ao projeto expositivo.

Estúdio Laborg | CEA Guarulhos
Exposições educativas com plataforma de realidade aumentada.

O QUE PRECISO SABER PARA PLANEJAR UM OBRA DE ARTEMÍDIA?

Como toda obra presente em uma exposição, uma instalação de artemídia necessita de um planejamento sólido e detalhado. Muito importante, nas etapas iniciais, é a identificação do seu propósito. Ou seja: para que ela serve, quais as expectativas que ela deve atender, qual seu objetivo em relação ao público e, principalmente, qual seu papel dentro da proposta curatorial e expositiva.

Algumas condições que devem ser consideradas:

  • Dimensões do espaço de instalação
  • Condições de iluminação, natural e artificial.
  • Estruturas para sustentação de equipamentos.
  • Dimensões das passagens no percurso que vai da área de descarga até o local de montagem da obra.
  • No caso de exposições de longo prazo, verificar se a compra de equipamentos é mais vantajoso que a locação.
  • Questões de acessibilidade.

Descubra como utilizar a artemídia em seu projeto.

FALE CONOSCO

QUAL SUA UTILIDADE NO ESPAÇO EXPOSITIVO?

Obras em artemídia podem ser instaladas em qualquer ambiente onde se queira transmitir informações de maneira personalizada e atrativa. Desde servir para informações ao público em uma feira ou exposição ou até ser o suporte pedagógico de uma sessão de um museu. Seja em ambientes internos ou externos, em caráter permanente ou temporário, a artemídia pode estar presente em qualquer lugar onde seja necessária uma solução personalizada de informação.

Quero saber mais sobre projetos de artemídia

FALE CONOSCO
Telas interativas. Experiências imersivas.
Museu da Imigração | Estúdio Laborg
Maquete da Hospedaria do Imigrante (atual museu da Imigração do Estado de São Paulo) em acrílico sobre TV , retro-mapeada.

EXPOSIÇÕES EDUCATIVAS

Por oferecer uma experiência imersiva e sensorial, uma instalação de artemídia é um potente instrumento de aprendizado. Isso acontece por ela atuar nos diversos campos da percepção humana, o que contribui para a absorção de conteúdo.

A sua natureza multimídia e interativa permite também explorar diferentes profundidades de conteúdo, o que permite uma experiência mais personalizada ao público, permitindo que informações de difícil acesso tornam-se mais compreensíveis e atrativas, respeitando diferenças de interesse e repertório.

Saiba mais sobre instalações educativas interativas.

FALE CONOSCO

ESTÚDIO LABORG

Hoje, o Estúdio Laborg está estruturado para a execução e consultoria de projetos que utilizam o audiovisual como principal ferramenta de transmissão de informações. De olho na evolução do próprio interesse do público, que cada vez mais tem o tempo de atenção reduzido e não se contenta apenas em observar passivamente as obras, o Laborg cria, produz e coordena projetos de artemídia que proporcionam experiências sensoriais envolventes e, simultaneamente, educativas.

Confira alguns de nossos projetos:

Estúdio Laborg | CEA Guarulhos

SESC GUARULHOS
Centro de Edução Ambiental

O espaço conta com quatro plataformas digitais que, juntas, expõe conceitos de educação ambiental e apresentam o meio ambiente de Guarulhos.

MUSEU DO AMANHÃ
Inovanças

Para a exposição temporária Inovanças – Criações à Brasileira, foram criadas duas projeções mapeadas com os temas “Colaboração” e “Inovação”.

SESC Jundiaí
Rios Des.Cobertos

Exposição cujas obras centrais são duas maquetes com projeção mapeada interativas. Apresentam animações e mapas georreferenciados .

Museu Weg | Estúdio Laborg

MUSEU WEG
MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Museu com diversas plataformas artemídia. Projeções interativas, mapeadas e panorâmicas somam-se a textos e fotos no percurso expositivo.

VAMOS CONVERSAR SOBRE SEU PROJETO?