FractOhm Beats

2018 – São Paulo – Brasil

FractOhm Beats é a continuação do projeto FractOhm, um estudo sobre repetição e simetria. Parceria com o músico Master San e originalmente explorando soundscapes, drone music e pensando em formato panorâmico, FractOhm buscava expandir vídeo e áudio com a replicação dos conteúdos em delays e padrões fractais.

Estúdio Laborg | Frack Ohm Beats

Para ser apresentado ao público no SP na Rua, como parte do palco Córtex, o projeto explorou a geração de imagens associada aos elementos musicais, com os vídeos e efeitos controlados pelos músicos, e se debruçou sobre a divisão em células e padrões de repetição. Surgiu, assim, FractOhm Beats.

Um novo músico foi convidado para o desenvolvimento da peça: Nato PK. Com extensa produção como beat maker, Nato é referência na cena, e sua maneira de mesclar e produzir todo o seu material ao vivo, sem sequências pré-produzidas, foi fundamental para que o resultado visual de FractOhm Beats atingisse o grau de sinergia esperado.

Estúdio Laborg | Frack Ohm Beats

FractOhm Beats explorou a relação da repetição de células rítmicas e trechos de vídeo. Os músicos, ao mixar e disparar os loops de áudio, também controlavam os vídeos, em uma associação direta entre cada trecho de base, melodia ou efeito, tendo correspondência direta com os visuais selecionados.

O projeto, que antes havia se apropriado de ambientes fechados, gerando condições imersivas, desdobrou-se em sua esfera musical e na relação direta com os estímulos visuais para ser imerso no espaço público. Buscou a outra extremidade do espectro sensorial: a do vídeo sendo controlado pelos beat makers, permitindo que cada célula sonora tivesse uma contrapartida visual, disparando trechos de vídeos e efeitos visuais. 

Abaixo mais imagens da exposição: